Cuidados de segurança com a bagagem

Cuidados de segurança com a bagagem

Chegou o dia da viagem agora é só relaxar, mas não no aeroporto. Você precisa ter atenção e tomar alguns cuidados, pois enquanto você quer só aproveitar as férias outros não tão bem intencionados, para não dizer outra coisa, estão de prontidão para um pequeno vacilo seu e “pegar sem pedir emprestado” as suas bagagens.

Então vamos às dicas:

  • Check in: chegue no aeroporto com antecedência e faça logo o check in. Fazer check in em cima da hora pode correr o risco de sua mala ir para o destino errado.

  • Olhos abertos: não tire os olhos de sua bagagem, deixe sempre a sua frente, nunca fique de costas para ela. Poucos segundos de distração e aquela pessoa que até parece um executivo pode levar sua mala. No aeroporto, os ladrões usam malas de mão, pastas e se vestem das mais variadas formas para se camuflarem entre os passageiros e não chamar atenção.
  • Identificação das malas: opte por malas com cores chamativas, que são fáceis de identificar mesmo de longe. Se você já tem aquela preta básica e não quer comprar outra, basta amarrar fitas ou laços coloridos. Dessa forma, você identificará sua bagagem rapidamente e verá caso alguém pegue por engano. Coloque também uma tag com seus dados (nome, endereço e telefone de contato) facilitando a identificação caso sua mala seja extraviada.
  • Malas fechadas e zíper travado: as malas despachadas devem sempre estar lacradas. Além de cadeados TSA (viagem para os EUA) usamos lacres plásticos (braçadeira de nylon ou enforca gato) travando o zíper pois existe uma técnica com caneta usada para abrir a mala mesmo com cadeado. O lacre além de segurança vai servir como aviso se a mala foi aberta ou não. Outra opção para dificultar a ação de ladrões é usar uma capa de tecido ou usar o serviço no aeroporto de embalar a mala com plástico.

TSA = Transportation Security Administration, é um orgão responsável pela segurança de todos os aeroportos americanos. Deste modo, é a TSA que faz a segurança e inspeção das bagagens, tanto de mão e quanto a despachada. Eles tem autorização de abrir qualquer bagagem que acharem necessário e por isso as malas que estão entrando e saindo dos EUA deverão estar devidamente fechados com cadeados autorizados pela a mesma. Os cadeados são identificados com o logo da TSA (tipo um losango vermelho, veja foto ao lado). Caso o cadeado não seja o indicado, e a TSA resolver abrir sua mala, ela poderá danificar tanto o cadeado quanto a mala para que a mesma seja inspecionada.

  • Objetos valiosos: já citamos que objetos valiosos devem ser levados com você na mala de mão, mas no caso de não ser possível e tiver que despachar, coloque-o bem no fundo da mala, se for pequeno coloque dentro dos sapatos ou de mangas de casaco. Os ladrões não tem muito tempo para agir então ao abrir alguma mala pegam o que estiver mais fácil e por cima. Outra dica é “embalar o conteúdo da mala” com uma manta, toalha, lençol ou canga formando uma barreira de acesso.
  • Mala na esteira: ao sair do avião vá direto para a esteira. Quanto menor o tempo dela exposta melhor. De posse das malas verifique se ela está como você entregou no check in (capas, lacres intactos, zíper, cadeado, alças e rodas). Notando sinal de que a mala foi aberta, não exite e abra a mala ali mesmo. Se você achar o papel da TSA (viagens para os EUA) não se preocupe, porque apenas passou por inspeção de segurança. Se não tiver o papel, examine se está faltando algo e reclame no balcão da companhia aérea.

Caso sua mala tenha sido danificada vá ao balcão, faça a notificação e eles darão as instruções de como resolver o problema. Geralmente, eles te dão duas opções, deixar que eles arrumem ou você mesmo levar para arrumar e depois ser reembolsado.

A última situação que falta citar é a que deixa os passageiros mais apreensivos, o extravio da bagagem. Neste caso você deverá notificar a companhia aérea que terá um prazo de, no máximo, 7 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais) para localizar sua mala e devolver no endereço informado ficando sujeita a pagar indenização de acordo com a Convenção de Varsóvia (para transporte internacional) e o Código de Defesa do Consumidor (para transporte nacional) em até 7 dias caso não cumpra o período para devolução de bagagem.

Não importa se sua mala voltou quebrada, foi violada e está faltando algum item, ou se ela não chegou ao destino, independente da situação não perca tempo e reclame imediatamente na área de desembarque, porque se você sair não dará para voltar.

Espero que estas dicas possam te ajudar no planejamento de sua viagem!
Boa viagem a aproveite cada segundo!!
Divirta-se!!!!

Link Anac sobre bagagens
http://www.anac.gov.br/perguntas-frequentes/passageiros/bagagem

Para informações sobre Roteiro e Consultoria de Viagem clique aqui 

Related Posts

Qual moeda levar?

Qual moeda levar?

Visto

Visto

Como levar remédios?

Como levar remédios?

Devo fazer Seguro viagem?

Devo fazer Seguro viagem?

No Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *